Janeiro Branco: campanha ‘A Vida pede Equilíbrio’ alerta para cuidados com a saúde mental
Postado em: 02 de Janeiro de 2023 por Rotary Club de Porciúncula
Janeiro Branco: campanha ‘A Vida pede Equilíbrio’ alerta para cuidados com a saúde mental
A campanha Janeiro Branco, em 2023, tem como tema “A Vida pede Equilíbrio”. O mês promove a reflexão e a renovação de ações e pensamentos para o ano que se inicia. O objetivo é alertar para os cuidados com a saúde mental da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, incluindo os transtornos mentais mais comuns, como depressão, ansiedade e pânico.
Janeiro é o mês das revisões pessoais e do (re)planejamento de vida. É no começo de cada Ano Novo que as pessoas sentem-se inspiradas a refletir sobre o passado, o presente e o futuro das suas vidas e das suas relações. E é neste período de reavaliação que, desde 2014, acontece a Campanha Janeiro Branco.
Em 2023, o movimento completa 10 edições com o objetivo de construir uma cultura da Saúde Mental na humanidade, trabalhando pela psicoeducação dos indivíduos e pela criação de políticas públicas dedicadas às necessidades psicossociais da Saúde Mental.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde publicados em 2022, quase um bilhão de pessoas, incluindo 14% dos adolescentes do mundo, vivem com algum transtorno mental, situação agravada pela pandemia da Covid-19 e por antigos tabus, preconceitos e desconhecimentos a respeito dos múltiplos universos da Saúde Mental.
Além de compreender o que é saúde mental na inter-relação da perspectiva individual e coletiva, também é relevante conhecer formas de promovê-la por meio da rede de apoio social e familiar, principalmente nos momentos de situações incontroláveis e que impactam negativamente a saúde mental. Lembrando também, que existem situações passíveis de escolhas, que podem se constituir como fontes de gratificações.
PROCEDIMENTOS:
Em casos de necessidade, o cidadão Rondoniense pode procurar ajuda na rede de atenção básica de saúde mais perto da sua residência e ser orientado a buscar um especialista. Em casos mais graves, também podem buscar auxílio no pronto-atendimento ou em um Centro de Atenção Psicossocial – Caps, para iniciar um tratamento com uma equipe multidisciplinar.
Em caso de aparecimento de transtornos mentais, o início para o tratamento deve começar na Atenção Básica de Saúde, quando a pessoa ainda está em formação e conhecendo o mundo e ao longo do amadurecimento. Também realizar outros hábitos podem ajudar uma criança, adulto e idoso a terem uma saúde mental de qualidade, sendo elas:
Cuidados com alimentação;
Cuidados com sono;
Não ter medo de pedir ajuda;
Cultivar bons relacionamentos afetivos;
Explorar atividades relaxantes; e
Realizar acompanhamento psicológico e médico regular.






